domingo, 25 de outubro de 2009

Sai-te da boca p'ra fora

Durante muito tempo e até há muito pouco tempo atrás, sempre defendi a Sinceridade. "Odeio que me mintam", citava eu o harmonioso cliché, "é a pior coisa que me podem fazer". A Mentira é, de facto, algo muito feio. É um conceito entendido como sinónimo de engano, falsidade, intrujice, ilusão, simulação. Trata-se pois, à partida, de uma persuasão enganosa deliberada, uma fabulação propositadamente construída com um simples intuito - levar o outro a acreditar em alguma realidade que não a verdadeira. Bom. Pressupõe, pois, uma intenção, e esta é a palavra chave. Magoar, será a que, de alguma forma, se encontrará implícita. A Mentira ronda, não obstante, os nossos dias almejando ser, não raras vezes, uma forma de evitar a mágoa desse outro. Adorei te ver. Fica-te bem. Foi um óptimo concerto. Por vezes surge de uma forma mais dissimulada. Prazer. Não te fica mal. Foi giro. Caricatamente e de uma forma nada antagonista, há quem defenda também que, por vezes, a verdade oculta uma maior mentira, ou engano - digo a verdade porque sou uma pessoa honesta, vertical, nem que tal te lacere vagarosamente as vísceras - ou - digo a verdade porque não quero guardar comigo a responsabilidade da mentira. Que intenção está, então, subjugada a cada "mentira"? Existe ainda a Mentira Verdadeira. Essa é prodigiosa e está em todos nós. É a mentira de quem conta a realidade de uma forma diferente, não porque quer enganar, nem sequer porque mente a si próprio, mas porque simplesmente vê essa tal dita realidade cabalmente de uma forma diferente de mim. E essa é um logro contudente, incessante e inocente. Porque cada um de nós vê e sente, efectivamente, a realidade de uma forma ideossincrática, única e singular. A interpretação é um processo que só a cada um de nós diz respeito e a cada um de nós fará o devido sentido. Amo-te. Nunca fui tão feliz mas não te quero magoar. Sei que me estás a enganar. Sei que eu é que tenho razão. O que é a Sinceridade? Descobri, assim, um novo conceito que me inspira e surpreende nas pessoas mais e mais a cada dia que passa. O Ser Espontâneo. Irritas-me. Estás-me a provocar. Gosto de ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário